Jornalismo
Unidades do IML oferecem atendimento diferenciado para crianças e adolescentes
Espaços equipamentos oferecem conforto para crianças e adolescentes vítimas de violência
Por Mariane Magno04 JUL - 21H04
O IML - Instituto de Medicina Legal preparou um local para atender o público jovem que dá entrada no local com diversos relatos de violência; visto que, de janeiro a maio deste ano, 1.238 crianças e adolescentes relataram situações como abusos e agressões.
O projeto, que está em funcionamento da unidade do IML do Recife e se estende para outros nove municípios do estado - conta com uma sala equipada com brinquedos e materiais educativos. A ideia é oferecer conforto e acolhimento antes e após o exame de corpo de delito. "Nós temos o cuidado de recebê-los de uma forma que o ambiente pareça humanizado para que eles se sintam à vontade para falar. De toda forma, na hora do exame, eles revivem [a situação de violência]; então para tentar diminuir essa revitimização, nós proporcionamos um ambiente mais confortável para que eles possam falar de uma maneira menos traumática", destaca Eveline Catão, médica legista do IML.
A profissional de saúde ainda explica detalhes sobre os possíveis comportamentos comuns de crianças e adolescentes vítimas de agressões. As dicas servem para que os pais possam identificar os sinais com mais facilidade e entrar em contato com uma autoridade competente.
Ela adianta também que o Instituto de Medicina Legal recebe apenas denúncias acompanhadas de um ofício realizado por uma delegacia.
Confira mais detalhes: