Jornalismo
Unidade da compesa recebe grafitagem de jovens da Zona Norte do Recife
O projeto tem o objetivo de levar arte e cidadania para as comunidades
Por Emerson Guedes05 JUN - 10H26
Um grupo de jovens moradores do Alto Santa Isabel e Alto do Mandu, na zona norte do Recife, participou nesta terça-feira (4) do início da grafitagem do muro da estação Elevatória de Água Tratada da Compesa na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, no Recife. A ação é parte de uma Oficina de Grafitagem promovida pela Companhia, uma das ações de mobilização social incluída na Semana do Meio Ambiente. Os alunos do Erefrem São Miguel, Alto do Mandu, participarão até a próxima sexta-feira (7) da iniciativa. As localidades da zona norte foram beneficiadas com a eliminação do rodízio de abastecimento e 4.700 já recebem água diariamente nas torneiras.
A Oficina de Grafitagem prevê a pintura dos muros das unidades da Compesa na Região Metropolitana do Recife e em Caruaru, no Agreste, pelos próximos meses. Em cada oficina participarão 15 adolescentes residentes nas localidades onde está sendo realizado o projeto. A inciativa será executada pelo Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, Organização Não Governamental, criada em 2009, que é formado por artistas plásticos. O trabalho consiste em levar diversas formas de expressão para a comunidade valorizando assim a cultura nas periferias buscando levar cultura e cidadania para crianças, adolescentes, jovens e famílias. O objetivo da ação é contribuir na ampliação do acesso da população aos serviços de saneamento, por meio de ações de mobilização social e educação ambiental.
Para diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, Douglas Nóbrega, a utilização da grafitagem é uma forma de expressar o respeito, a conservação, a cidadania e a importância do saneamento e da preservação do meio ambiente. “O projeto tem o objetivo de levar arte e cidadania para as comunidades com uma mensagem muito importante de cuidado com o meio ambiente e do nosso principal recurso, que é a água. Em um momento importante de conscientização ambiental nesta semana, a Compesa reafirma o seu papel como uma empresa sustentável para os pernambucanos”, pontuou.
Na unidade da zona norte, a obra artística deverá possuir a dimensão aproximada de 50m². No local, estão sendo grafitados os personagens da Ecoturminha Compesa, a turma de personagens inspirados na cultura brasileira e no povo nordestino, cujo objetivo é falar de educação ambiental com o público infantil. “Esse convite foi recebido com muito entusiasmo, principalmente pelo tema tão importante que é o cuidado do meio ambiente e a água. Estamos muito felizes em contar com a participação dos jovens das comunidades da zona norte, que estão dando vida aos muros da Compesa e embelezando a cidade com arte e conscientização”, disse a representante do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, Jouse Barata.
Serão contempladas com a oficina o Centro de Distribuição da Compesa, em Dois Irmãos, a Loja de Atendimento de Afogados, a Sede Administrativa, em Santo Amaro, unidades da gerência Oeste e Caruaru.
FIM DO RODÍZIO
A mobilização social desta terça-feira foi realizada também com a presença dos moradores do Alto Santa Isabel e Alto do Mandu, que vivem agora uma nova realidade de abastecimento com água todos os dias nas torneiras, tratada na elevatória da Estrada do Arraial. A Compesa promoveu um conjunto de ações que resultaram no fim do rodízio de abastecimento, contemplando 4.700 pessoas que antes eram abastecidas no esquema de um dia com água e dois dias sem abastecimento.
Foram executadas a setorização dos bairros, que é a divisão da área para melhoria do abastecimento, e também intervenções para melhoria do rendimento do sistema de bombeamento da Estação de Água Tratada Dois Irmãos, garantindo assim a produção diária do sistema. A Companhia também investiu na área com ações de segurança para proteger o conjunto de poços da Guabiraba, com o intuito de inibir os constantes furtos às unidades. Dessa forma, a população das comunidades recebe agora água diariamente.