Jornalismo
Torcedor do Sport morre após se engasgar com carne antes do jogo contra o Ceará na Arena
A vítima recebeu os primeiros socorros no local, mas precisou ser encaminhado para o HR, onde veio a óbito
Por Jackson Rafi12 ABR - 15H47
Um torcedor do Sport morreu nesta quinta-feira (11) após se engasgar com a carne de um espetinho antes do jogo do time pela Copa do Nordeste contra o Ceará, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesta quarta-feira (10).
A vítima, identificada como Sérgio Augusto Vila Nova de Melo, chegou a ser socorrido e internado no Hospital da Restauração (HR), no Derby, mas não resistiu e morreu.
De acordo com a Polícia Militar, um agente presente no local agiu prontamente ao ser acionado e realizou a manobra de Heimlich para tentar desobstruir a garganta do torcedor. Graças a essa intervenção, Sérgio voltou a respirar, mas ainda assim precisou ser socorrido para uma unidade hospitalar.
MANOBRA DE HEIMLICH
A Manobra De Heimlich é um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias, como o engasgo. Realizar essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traquéia.
A ação é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho. No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima, como uma letra “J”,, até que a vítima elimine o corpo estranho.
Confira a matéria: