Jornalismo
Secretaria de Saúde registra 29 casos de pessoas furadas por agulhas no Carnaval
Os pacientes foram atendidos no Hospital Correia Picanço que é referência estadual para o tratamento de doenças infecto-contagiosas
Por Jackson Rafi21 FEV - 17H15
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 29 casos de ferimentos causados por agulhas em pontos do carnaval de Recife e Olinda. A origem e a intenção por trás desses incidentes ainda são desconhecidas.
De acordo com dados divulgados pela secretaria, dos 29 pacientes atendidos no Hospital Correia Picanço, no Recife, 16 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Entre os locais de ocorrência, 13 casos foram no Recife e outros 11 em Olinda.
O Hospital Correia Picanço é referência estadual no atendimento de pessoas vivendo com o HIV (PVHIV), Meningites e também de casos de exposição a material biológico.
Após atendimento, os pacientes iniciaram o protocolo de quimioprofilaxia pós-exposição a material biológico (risco ao HIV), que consiste no atendimento clínico, coleta de exames laboratoriais, prescrição e dispensação da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).
Todos passarão a ser acompanhados no ambulatório especializado do próprio serviço de saúde, onde realizarão a repetição dos exames com 30 e 90 dias pós-exposição, respectivamente.