Jornalismo
RECIFE SEM RACISMO: plataforma disponível para receber denúncias
Vítimas na capital pernambucana podem registrar e acompanhar o andamento dos casos
Por Mariane Magno23 MAI - 20H46
No Recife, uma plataforma está disponível para atender vítimas de racismo. O projeto Recife Sem Racismo visa registrar denúncias de casos que acontecem na capital pernambucana e encaminhá-las aos órgãos competentes. Além disso, o site traz informações sobre os tipos de racismo estrutural, religioso e institucional.
"A denúncia é acolhida pela gerência da Igualdade Racial e a nossa assistente social faz uma avaliação junto com o Centro de Referência em Diretos Humanos Margarida Alves. A partir disso, o caso é acompanhado e encaminhado aos órgãos competentes [...] Pode ser a Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público ou a Defensoria Pública", explica Marcelo Diniz - Gerente da Igualdade Racial da Prefeitura do Recife.
Ele conta ainda que, na maioria das vezes, os casos não são denunciados e esse histórico precisa ser quebrado. As vítimas do crime na cidade podem acessar a plataforma pelo Conecta Recife, aplicativo que conta com todos os serviços oferecidos pela Prefeitura, ou através do endereço semracismo.recife.pe.gov.br.
Confira a matéria completa e saiba mais: