Jornalismo
Recife e cidades vizinhas vão receber doses da vacina contra a dengue
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos são o foco vacinação contra a doença
Por Jackson Rafi28 MAR - 15H43
O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta quarta-feira (27) que a capital pernambucana, vai receber as doses da vacina contra a dengue. Nesta etapa, a vacinação contra a doença, realizada nas redes pública de saúde, tem como foco crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
De acordo com a pasta, a escolha desta faixa etária foi devido a maior proporção de hospitalização por causa da dengue.
Outras cidades que fazem limite com o Recife também devem ser contempladas, já que a determinação do MS é para que sejam incluídos os municípios vizinhos com casos de dengue tipo 2.
DENGUE EM PERNAMBUCO
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), relatam que atualmente há 12.623 casos prováveis de dengue em Pernambuco, registrados desde o início do ano.
O número é 522,7% maior que no mesmo período de 2023. Desses casos, 827 foram confirmados e dez deles foram considerados graves.
RECIFE NA ROTA DA VACINA
Inicialmente, 521 cidades tinham sido selecionadas para receber o imunizante Qdenga, após uma redistribuição que determina que sejam incluídas no programa de imunização as cidades com mais de 100 mil habitantes, mais 154 municípios brasileiros foram contemplados, incluindo o Recife.
DADOS DA VACINAÇÃO
De acordo com dados do ministério, até o momento, 1.235.119 doses foram enviadas aos Estados e municípios desde o início da vacinação contra a dengue.
Dessas, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 ainda não foram registradas. De todos os 521 municípios, que inicialmente receberam a vacina, 13 não enviaram dados para o governo federal.
Além disso, 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril.
NOVAS VACINAS
Segundo o diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), Márcio Garcia, 930 mil novas doses serão distribuídas para os 521 municípios anteriormente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.