Jornalismo
Programa Mães de Pernambuco dá início a novo ciclo de confirmação e disponibiliza novas vagas
Saiba como e quais são os critérios de participação do programa
Por Jackson Rafi23 JUL - 17H11
Nesta terça (23), o Programa Mães de Pernambuco dá início a um novo ciclo de confirmação do programa Mães de Pernambuco. Saiba como e quais são os critérios de participação do programa.
De acordo com informações, nesta nova etapa serão disponibilizadas cerca de 12 mil vagas, tendo como prioridade as usuárias que estão na lista de espera.
O programa, paga um auxílio mensal de R$300 às mulheres mais vulneráveis do estado, já beneficiou cerca de 94 mil pernambucanas desde seu lançamento em março, e tem como meta alcançar 100 mil mães.
Para receber o auxílio, às mulheres precisam cumprir simultaneamente cinco critérios: ser responsável familiar, residir em Pernambuco, ser beneficiária do programa Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados, estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses), e não possuir vínculo empregatício formal.
A SAS está empenhada em preencher as novas vagas ofertadas, contando com o apoio dos municípios e suas respectivas secretarias de Assistência Social. O trabalho conjunto visa promover uma busca ativa por mulheres que têm direito ao programa, mas ainda não acessaram o site para realizar a confirmação e aderir ao benefício.
As mulheres devem acessar o site no endereço eletrônico www.maesdepernambuco.pe.gov.br para aderir ao programa. Em seguida, devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. O sistema informará se a mulher está elegível e se está dentro das vagas; em caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa.
Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera. Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal está enviando os cartões do programa às residências das beneficiárias e operacionalizando os pagamentos.
Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, pode sacar o valor nas agências da Caixa, apresentando documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem. Em caso de dificuldades, entre em contato com a Ouvidoria Social da SAS pelo e-mail duvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e Número de Identificação Social (NIS).
Confira a matéria: