Jornalismo
PÉ-DE-MEIA: Estudantes não precisam fazer cadastro para receber benefícios
Os alunos além de estarem matriculados no ensino médio público precisam ter entre 14 e 24 anos e ser inscrito no Bolsa Família
Por Jackson Rafi20 FEV - 16H05
Segundo o Ministério da Educação (MEC), alunos do ensino médio da rede pública de ensino não precisam se cadastrar para receber os benefícios do programa 'Pé-de-Meia', basta o estudante estar matriculado regularmente, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no Bolsa Família.
A previsão de pagamento do benefício deve acontecer entre 26 de março a 7 de abril, de acordo com o MEC.
PÉ-DE-MEIA
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.
Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.
PÚBLICO ALVO
Estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio regular das redes públicas, pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.
Estudantes de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na educação de jovens e adultos (EJA), pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.
INCENTIVO
O Pé-de-Meia tem quatro tipos de incentivos:
Incentivo-Matrícula: Por matrícula registrada no início do ano letivo, pago uma vez por ano.
Incentivo-Frequência: Por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas, aferida pela média do período letivo transcorrido ou pela frequência mensal do estudante, pago em nove parcelas durante o ano.
Incentivo-Enem: Por participação comprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pago uma única vez ao estudante matriculado na terceira série da etapa, cujos depósito e saque dependem da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.
Incentivo-Conclusão: Por conclusão dos anos letivos do ensino médio com aprovação e participação em avaliações educacionais, cujos depósito e saque dependem da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.
FORMAS DE PAGAMENTO
Todos os incentivos são pagos em conta a ser aberta automaticamente em nome do estudante.
O Incentivo-Matrícula e o Incentivo-Frequência são pagos ao longo do ano letivo, a partir de aferição dos respectivos requisitos.
O Incentivo-Conclusão e o Incentivo-Enem dependem da obtenção do certificado do ensino médio, ou seja, serão pagos apenas quando o estudante concluir com êxito essa etapa.
ADESÃO
Para garantir o acesso dos Estudantes elegíveis ao Pé-de-Meia, os Estados, Municípios e Institutos Federais deverão assinar o Termo de Compromisso do Programa por meio do Simec (https://simec.mec.gov.br/login.php)