Jornalismo
ONG realiza trabalhos de incentivo ao empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Participantes recebem conhecimento e a oportunidade de ter uma fonte de renda
Por Mariane Magno29 AGO - 14H28
O Instituto Maria Joana é uma organização não governamental que, através do conhecimento, visa oferecer a oportunidade de geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Localizado no bairro de Paratibe, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, o espaço conta com serviços nos segmentos do esporte, com o acolhimento de jovens atletas que precisam de apoio; da cultura, com o incentivo à dança, ao cinema e ao teatro; da saúde, com serviços de atenção básica e acompanhamento psicológico; e da assistência social, com programas de distribuição de roupas e alimentos.
“Também temos oficinas de artesanato, pintura, biscuit e maquiagem, que são totalmente gratuitas e oportunizam o aprendizado e possibilitam a própria fonte de renda”, destaca Junyor, presidente da ONG. As inscrições podem ser feitas através do número (81) 97330-6265.
* O INÍCIO DA ONG
A ideia nasceu no coração de uma senhora que cedeu a sua casa para transformar a vida das pessoas da sua comunidade. Em parceria com o neto e amigos próximos, deu início ao projeto 'Com Deus Venceremos' em novembro de 2021. Em meio a pandemia da Covid-19, eram realizadas ações sociais em união com outras instituições, levando solidariedade às pessoas do bairro de Paratibe, em Paulista/PE.
"O projeto cresceu, e passamos a notar que a necessidade era maior do que imaginávamos. No entanto, vários obstáculos surgiram e o maior deles foi a doença de Maria Joana, avó e proprietária do imóvel que funciona como sede. Acometida por dois tumores na cabeça e por hidrocefalia, ela é um verdadeiro milagre, sobreviveu a doença após dois procedimentos cirúrgicos e quase 7h de cirurgia, sem nenhuma sequela", destaca o neto Junyor, que assumiu a diretoria da ONG que, agora, tem o nome da avó.
"Nosso maior objetivo é retirar as famílias da situação de pobreza e miséria", finaliza."