Jornalismo
Iury Andrew promete levar o brega para o maior festival independente de música da Amazônia
Representando o calor e a diversidade pernambucana, o DJ será o único representante de seu estado no Psica 2023
Por Taylinne Barret14 DEZ - 20H41
Reconhecido como um dos talentos em ascensão na noite recifense, Iury Andrew, de 27 anos, é o único representante de Pernambuco confirmado para o renomado Festival Psica 2023 em Belém do Pará, considerado o maior evento musical de música preta e periférica da região amazônica. A apresentação do artista está marcada para esta sexta-feira (15), às 22h30, no palco Kabana do Gerso, no polo do festival na Cidade Velha. A entrada - exclusivamente para este dia - é gratuita.
Criado na periferia de Peixinhos, em Olinda, Iury encontrou na música uma forma de expressar a riqueza cultural do Nordeste e vem ecoando por onde passa. Em 2017, quando começou sua jornada musical como DJ, ele rapidamente se tornou figura frequente nos eventos LGBTQIA + e nas festas mais animadas de Recife. Em 2021, lançou o 'Baile do Andrew', evento que busca fortalecer a diversidade artística da região. Sua música já ecoou por diferentes estados brasileiros, levando consigo não apenas suas batidas cativantes, mas também sua história de superação.
Segundo ele, essa oportunidade é uma forma de unir os sons e culturas do Norte e Nordeste do Brasil em um evento que celebra a música independente. "Vejo uma conexão muito marcante entre os sons das periferias de Pernambuco e do Pará, especialmente com o brega e o tecnobrega, onde as batidas se encontram e se complementam de maneira incrível. Acredito que essa troca entre os ritmos é fundamental para valorizar a diversidade cultural do nosso país e fortalecer os laços entre as regiões", destaca Andrew.