Jornalismo
Infestação de escorpiões assusta moradores de comunidade em Paulista
Após as fortes chuvas nesta quinta (14) houve um aumento de aparições de baratas e escorpiões na região
Por Jackson Rafi15 MAR - 15H52
Os moradores do bairro de Maranguape 1, localizado em Paulista, relatam a preocupação diante da crescente aparição de escorpiões na comunidade.
Segundo relatos dos residentes, as fortes chuvas que atingiram o Recife e outras regiões nesta quinta-feira (14) resultaram no transbordamento de bueiros e canais, o que tem contribuído para o aumento significativo da presença de baratas e escorpiões na região.
Alertas e Cuidados
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2021, foram registrados mais de 154 mil acidentes por picada de escorpião no Brasil. Diante desse cenário, a pasta alerta que não há evidências científicas de que tratamentos caseiros funcionem e ressalta a importância de buscar atendimento médico imediato em caso de picada.
Ao ser picada por um escorpião, a pessoa pode sentir dor imediata, sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Em casos mais graves, podem surgir sintomas como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva e hipertensão, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis ao veneno.
É importante destacar que todos os escorpiões são venenosos, e os riscos aumentam de acordo com a quantidade e a nocividade do veneno presente em cada espécie. No entanto, a maioria dos casos (cerca de 87%) são considerados leves e não necessitam da aplicação do antiveneno.
O soro antiescorpiônico é disponibilizado exclusivamente nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo fundamental buscar assistência médica especializada em casos de picadas de escorpião.
Confira a matéria: