Jornalismo
I Semana Estadual de Conciliação do TJPE
Iniciativa começa nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 2 de junho
Por Mariane Magno29 MAI - 18H51
Nesta segunda-feira (29), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) dá início a primeira Semana Estadual da Conciliação. A iniciativa, que vai até o dia 2 de junho, conta com a coordenação do Núcleo de Conciliação (Nupemec) e visa solucionar o maior número possível de conflitos no estado. No total, foram inscritos 7.691 processos provenientes de 263 unidades judiciais para conciliar.
Segundo o TJPE, poderão participar todos os cidadãos com processos e conflitos cíveis (dívidas de mensalidades escolares, pendências com planos de saúde, brigas de vizinhança, acidente de veículo, cobrança de taxas de condomínio; e de família (guarda de filhos, pedidos de divórcio, problemas com pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, regulamentação de visita, dissolução de união estável, partilha de bens, entre outros). Também fazem parte do projeto de resolução demandas que envolvam o direito do consumidor, sucessão e empresarial. Além disso, haverá uma ação específica destinada ao reconhecimento de união estável.
As conciliações irão acontecer em 26 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Você pode se dirigir à unidade do Cejusc mais próxima da sua residência ou preencher o formulário Concilie Aqui.
As unidades do Núcleo de Conciliação vão promover, também, ações e serviços de cidadania em várias regiões do estado. Entre eles, estão: recebimento de currículos e disponibilização de vagas de emprego, palestras e oficinas voltadas à capacitação do público, serviços odontológicos, atendimento psicológico e a realização de casamentos coletivos gratuitos.
Mais informações sobre os serviços espalhados em diversos pontos dos municípios pernambucanos estão disponíveis no site oficial do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Clique aqui para ser direcionado