Jornalismo
Governo de Pernambuco lança edital de seleção para primeira Residência Intersetorial em Primeira Infância do país
O primeiro edital conta com 150 vagas
Por Taylinne Barret12 DEZ - 21H40
Na próxima quarta-feira (13), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), lança o edital do processo seletivo da Residência Intersetorial em Primeira Infância, primeira do tipo no país. O curso é fruto de um convênio entre a SDSCJPVD, a Secretaria de Administração (SAD) e a Universidade de Pernambuco (UPE), com apoio técnico da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). O evento acontece no auditório da Faculdade de Administração e Direito da UPE (Fcap), a partir das 14h.
O ineditismo da iniciativa se dá pelo fato de este ser o primeiro curso em caráter público e estadual, em nível de pós-graduação, a se voltar para a formação continuada de quem lida com políticas públicas da primeira infância (0 a 6 anos). Neste primeiro momento, o curso se destina a profissionais e gestores públicos estaduais dos setores de saúde, assistência social e educação.
Estruturado na modalidade EAD, o curso tem duração de um ano, com 380 horas/aula. A primeira turma inicia em fevereiro de 2024. “Outro diferencial dessa residência é o fato de ela ser intersetorial. Queremos trabalhar nesses profissionais justamente a importância da intersetorialidade, sobretudo no que diz respeito à primeira infância”, explica Flávia Veras, superintendente de Políticas para Infância da Secretaria Executiva de Criança e Juventude, ligada à SDSCJPVD.
De acordo com a gestora, os trabalhos de conclusão do curso serão produtos aplicáveis às áreas de atuação dos profissionais. “Os alunos serão orientados a elaborar produtos que possam contribuir com suas áreas, especificamente. Nossa intenção não é apenas formar esses profissionais. Vamos entregar uma ferramenta ao município, a partir do TCC proposto”, detalha.
O primeiro edital conta com 150 vagas. A certificação ficou a cargo da UPE, que também fez parte do processo de planejamento das disciplinas e da metodologia das aulas, juntamente com equipes das secretarias de Saúde, de Educação e Esportes e da FMCSV. Além das aulas EAD, dois encontros presenciais estão previstos: um na abertura do curso, para realização da aula magna, e outro para socialização dos projetos construídos pelos estudantes.
Futuramente, o curso será ampliado e aceitará entre seus alunos profissionais que atuam na área da primeira infância no âmbito municipal. O convênio que possibilitou a formatação dessa pós-graduação tem 4 anos de duração, inicialmente, o que permite ajustes e aprimoramentos ao longo do tempo.
Durante o lançamento do edital, a programação conta ainda com a palestra de Karina Fasson, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, sob o tema “Políticas intersetoriais de primeira infância: janela de oportunidades de HOJE e a potência de AMANHÔ.