Jornalismo
Galo da Madrugada é homenageado em exposição temporária no Paço do Frevo
Mostra ficará em cartaz até março de 2024
Por Taylinne Barret25 OUT - 21H29
Fotos: Divulgação
Com cortejos, shows de diversos artistas pernambucanos e homenagem ao maior símbolo do Carnaval do Recife, "A magia do Galo", nova exposição temporária do Paço do Frevo, abre as portas nesta sexta-feira (27), às 19h. A mostra conta com três ambientes expositivos e os visitantes poderão desfrutar de um amplo resgate histórico, simbólico e afetivo dos 44 anos de desfiles da agremiação, tendo uma experiência imersiva que o levará para dentro da multidão e curtir uma celebração aos carnavais do Centro do Recife e ao frevo, especialmente nos bairros de Santo Antônio e São José. Na noite de inauguração, o Paço estará de portas abertas, com acesso gratuito das 19h às 21h.
No evento de abertura, o cortejo do Galo da Madrugada sairá às 19h da Rua do Bom Jesus em direção ao Paço com a participação do Bloco das Ilusões, da Orquestra Mirim do Galo da Madrugada e do Maestro Vitor Bispo. O desfile contará com a presença do estandarte do Galo e de Mestre Zacarias, porta-estandarte do bloco há mais de 40 anos, além de clarins, galinhos e representantes dos Palhaços Clóvis, Caboclinhos Tapirapé, Maracatu Leão Formoso, Maracatu Leão da Campina e passistas. No palco, com programação que também começa às 19h, quem comanda a festa é a Orquestra Metais do Maestro Jorginho Lima Neto, com shows de Almir Rouche, André Rio, Cíntia Barros, Gustavo Travassos, Marron Brasileiro e Michelle Melo.
A mostra é uma criação do Paço do Frevo, Cactus Produções e Galo da Madrugada, com realização do Ministério da Cultura, Prefeitura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Instituto Cultural Vale, patrocinador master, através da Lei Rouanet. Segundo Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, a agremiação recebe com orgulho esta homenagem do Paço do Frevo: "O Recife é agraciado com uma exposição que enaltece a importância histórica e cultural de uma das maiores agremiações carnavalescas do planeta, patrimônio do Estado de Pernambuco. Esperamos, com ela, tocar o coração dos foliões e foliãs que nos acompanham e enchem de alegria as ruas centrais da cidade, além de conquistar, com nossa magia, novos apaixonados pelo carnaval do Sábado do Galo.”, comentou.