Jornalismo
Galo da Madrugada 2024: União do Frevo e do Brega em homenagem a Reginaldo Rossi
Produção do bloco divulga o tema do desfile do próximo ano
Por Mariane Magno22 AGO - 17H35
Foto: Reprodução/Galo da Madrugada
O 45º desfile do Maior Bloco de Rua do Mundo já tem tema definido e trará as lembranças de um artista lendário para a cena do brega pernambucano: “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo” será a homenagem que promete abrilhantar as ruas do Recife no dia 10 de fevereiro de 2024, partindo do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol.
O Galo da Madrugada vai passear pela bagagem do cantor recifense que, se estivesse em vida, completaria 80 anos em 2023. Além da presença da homenagem nas alegorias, cada trio elétrico -trinta, ao todo- levará o nome de uma música do cantor com o objetivo de enfatizar ainda mais o tema escolhido.
“Reginaldo é um verdadeiro ícone, que não apenas ajudou a popularizar e consagrar o ritmo do brega em todo o Brasil como, também, sempre buscou cantar as belezas e as riquezas do nosso Recife, sua terra natal. É, de fato, um verdadeiro rei que merece todas as homenagens, também, do frevo, majestade do carnaval pernambucano”, explica Rômulo Meneses, presidente do Galo.
O tema foi anunciado nesta terça-feira (22) durante uma coletiva de imprensa na sede do Galo | Foto: Anderson Maia
O BREGA NO PERÍODO CARNAVALESCO
Rômulo falou ainda sobre a união dos dois gêneros, carros-chefes do nosso estado: “Já provamos, por muitas vezes, que é possível, sim, misturar diferentes ritmos e expressões numa só festa, além do que essa é uma das grandes marcas e peculiaridades do carnaval pernambucano, a multiculturalidade. Um exemplo disso é a iniciativa do Maestro Forró, quando inclui a música ‘Tô Doidão’, de Reginaldo Rossi, no seu repertório de carnaval [...] Será um belo espetáculo à altura da grandeza do Rei Reginaldo Rossi. E quem ganha com tudo isso é o folião e a cultura pernambucana”.
O cenógrafo Sandro Nóbrega falou sobre o desafio de transmitir, através das alegorias, a essência dos dois ritmos: “Queremos trazer, para o desfile, toda a referência do brega através da mistura de cores e de toda uma estética que represente tanto a alegria, quanto, claro, alguns dos maiores sucessos eternizados por ele”.
Roberto Rossi, filho de Reginaldo, fala sobre a admiração que o pai sentia com a diversidade cultural presente em Pernambuco: seria só gratidão pelo reconhecimento e homenagem vindos do maior bloco do mundo. “Meu pai era fã da nossa cultura [..] e ele bebeu muito dela, fã de Gonzaga, dos bregas contemporâneos a ele e dos que surgiram muito por sua influência. Não é à toa que papai foi declarado Patrono do Brega e a data do seu aniversário, 14 de fevereiro - tradicional mês do carnaval - , virou o Dia da Música Brega no Recife”, destaca.
SERVIÇO
Galo da Madrugada- Carnaval 2024 (45º desfile)
Tema: 'Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo'
Data: 10 de fevereiro de 2024
Horário: a partir das 9h
Percurso total: cerca de 6,5 km - partindo do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol.