Jornalismo
Famílias sem teto ocupam prédio interditado em Jaboatão dos Guararapes
A ocupação do Condomínio foi organizada pelo Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT)
Por Taylinne Barret01 AGO - 17H30
Foto: Romulo Chico
Cerca de 200 famílias coordenadas pelo Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) ocuparam um Condomínio interditado há 14 anos em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O conjunto habitacional foi ocupado na madrugada de segunda-feira (24) e possui três blocos e 48 apartamentos.
Segundo o presidente do MLTT, Davi Lira, as famílias que ocuparam o Condomínio vieram de bairros com grande vulnerabilidade social. ““Todo ano chove e todo ano temos que lidar com as chuvas, as chuvas não têm culpa, a culpa é do poder público. Qual é a prioridade? Quantas pessoas precisam morrer?. Se essas famílias optaram por uma ocupação dessas é porque a situação está crítica, mas é mais fácil culpabilizar, seriamos menos irresponsáveis se morássemos nas ruas. ", comentou.
Em nota, a Prefeitura de Jaboatão informou que os imóveis do habitacionais estão interditados por risco, após dois dos três prédios apresentarem afundamento do solo. “O Condomínio Vila do Mar teve sua interdição em 2009, pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que identificou afundamento nas edificações”. Dos três blocos, dois foram classificados como risco alto e outro com risco médio”, afirmou o comunicado.