Jornalismo
Dia Nacional do Frevo é celebrado com encontro histórico no Recife
A comemoração aconteceu neste último sábado (14)
Por Emerson Guedes16 SET - 12H12
Em homenagem ao principal marco cultural e artístico de Pernambuco, o Paço do Frevo abriu as portas neste último sábado (14) para receber os foliões e os tradicionais e emblemáticos blocos carnavalescos do Estado. A noite que celebrou o Dia Nacional do Frevo, reuniu os gigantes do carnaval, estando entre eles, o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, que neste ano completa 72 anos de história e resistência, e a Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos, uma das mais famosas no carnaval pernambucano, em especial no de Olinda.
O Bloco Lírico Cordas e Retalhos se apresentou no palco montado em frente ao Paço do Frevo, dando início à festa. Em seguida, os cortejos do Elefante de Olinda e a Pitombeira ocuparam as ruas do Recife em direção ao aguardado encontro em frente ao museu, onde ocorreu a apoteose do evento.
O dia 14 de setembro foi instituído como o Dia Nacional do Frevo em 2009 e a data marca o nascimento do jornalista Osvaldo de Almeida, que teve grandes contribuições para a circulação da palavra ‘frevo’ nos meios de comunicação. Em 2012, o frevo foi nomeado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.