Jornalismo
Consórcio Nordeste instaura câmara temática de segurança hídrica para traçar ações de convivência
A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu nesta segunda-feira (4), no Recife
Por Taylinne Barret04 DEZ - 21H20
Fotos: Ericka Melo
Na tarde desta segunda-feira (04), reuniram-se na Recife, na sede administrativa da Compesa, representantes das secretarias e órgãos gestores de recursos hídricos dos estados nordestinos, para a instauração da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, que tem como pauta prioritária as ações integradas de convivência com os efeitos da estiagem.
“Pernambuco já tem 106 cidades com decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil do estado, em função da situação de escassez do abastecimento d’água. Isso representa 60% do nosso território. Nosso principal reservatório, Jucazinho, não se recuperou ainda da seca passada e está com 11,4% de sua capacidade apenas. Em função disto, foi criado um grupo de trabalho, instaurado no último dia 28, que terá, nesta terça-feira (05), sua primeira reunião”, pontuou o secretário de recursos hídricos e saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, anfitrião do encontro e que irá coordenar a câmara temática.
O estado traçou algumas ações para o enfrentamento deste cenário, a exemplo da perfuração de poços, ampliação do programa de manutenção e instalação de novos dessalinizadores, construção de barragens subterrâneas e a aceleração das grandes obras hídricas, que são as adutoras do Agreste, Serro Azul e Alto Capibaribe. “Estes três sistemas têm previsão de entrarem em fase de testes já neste mês de dezembro. Juntos, eles vão reforçar o abastecimento de cerca de 30 cidades do Agreste Central, que é a microrregião que onde há a menor disponibilidade de água por pessoa do país”, complementou Cirilo.
Confira a reportagem: