Jornalismo
Conde Só Brega: uma trajetória admirável na cena da música pernambucana
Conheça Ivanildo Marques, ícone do brega que levou o gênero país afora
Por Mariane Magno31 JAN - 13H45
“Queria ter o dom de poder cantar igual aos pássaros que Deus fez pra viver…”, e ele não só canta, como coleciona hits que percorrem gerações! Ícone da música pernambucana, Ivanildo Marques da Silva - mais conhecido como Conde Só Brega, ou apenas Conde - promoveu um retorno histórico à cena do brega.
Aos 70 anos de idade e com muitas histórias para contar, o artista visa o futuro sem esquecer o árduo caminho que percorreu para o destino do sucesso. Seu nome artístico é uma alusão à banda Só Brega, formada por ele na década de 90. “A minha infância não foi fácil, perdi minha irmã gêmea com 4 anos, foi uma infância de muita luta com minha mãezinha e meus avôs. Eu fundei com meus irmãos uma banda de forró, mas foi vendo o sucesso da banda Labaredas que me apaixonei pelo brega. O grupo me inspirou e criei a banda Só Brega”, relembra.
Com a tecnologia e a velocidade com que os conteúdos tomam grandes proporções nos setores digitais, o cantor de “brega raiz” - termo utilizado para identificar gêneros e vertentes que seguem um certo tradicionalismo - precisou adaptar-se às mudanças tão rápido quanto as tendências nas redes sociais e plataformas de streaming.
“Hoje tudo é muito rápido. Canto hoje aqui em um lugar, no mesmo segundo recebo vídeo de gente do mundo todo comentando o show que fiz ou música a que lancei. Meu público hoje é muito maior e de todos os lugares do mundo. Sou de outra época, mas tenho uma equipe ao meu lado que me ajuda em tudo. As músicas que fizemos lá atrás foram todas regravadas e hoje estão em todas as plataformas com milhões de ouvintes”, destaca.
Reprodução/Instagram
>> O BREGA ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS
A pedidos dos seguidores, Conde investiu numa turnê internacional que foi realizada no segundo semestre de 2023. Com passagem por Milão, Lisboa e Porto, o artista exala um sentimento de gratidão ao falar sobre a sequência de shows na Europa: “Foi bacana demais. Depois de pedirem tanto no meu perfil do Instagram, resolvi fazer e foi um sucesso. E fui o primeiro cantor de brega a fazer uma turnê na Europa. Me receberam muito bem, esgotamos os ingressos em todos os países que passamos. E esse ano faremos novamente, mas em outros países”, adiantou.
>> REFERÊNCIAS E COLABORAÇÕES
Questionado sobre as suas maiores referências na indústria musical, Conde destaca nomes internacionais como Queen, Luciano Pavarotti e André Bocelli; e os conterrâneos Ney Matogrosso e Luiz Everaldo Braga.
Não dá para falar de colaboração sem citar o grande featuring - que significa parceria musical entre artistas - com o artista João Gomes, um dos maiores nomes do piseiro na atualidade. A faixa ‘Espelho do Poder’ já ultrapassou a marca de 40 milhões de visualizações na plataforma de streaming YouTube.
Seguindo a linha colaborativa, o músico destaca a importância e boa energia ao gravar com artistas da nova geração, e também de outros gêneros: “É sempre bacana demais! Xand Avião, Zé vaqueiro, Saia Rodada e João Gomes cantam minhas músicas em todos os shows. Até fora do país cantaram. E eu também canto a deles. Eu gosto! Inclusive uma das músicas que mais dançam é quando canto no show A Loira, a morena e a ruiva, de Wesley Safadão, em versão brega no meu show”
>> CONDE E O BREGA EM 2024
“Estamos vivendo a melhor fase do brega. Todas as classes consumindo, gente do mundo todo escutando. O brega hoje é patrimônio, ocupa hoje os maiores palcos, mas não foi fácil chegar até aqui [...] No carnaval por mais um ano, inclusive, terá um polo de brega só com artistas do gênero, vamos tocar mais um ano no Marco Zero também. O brega venceu!
Conde Só Brega sobe ao palco do Marco Zero no dia 10 de fevereiro com o projeto Recife Capital do Brega. Ele ainda vai se apresentar nos polos descentralizados do Carnaval do Recife e também no Carnaval de Olinda, na Região Metropolitana.
Animado para os próximos onze meses do ano, o cantor adianta alguns futuros projetos: “Será um ano muito especial. Estamos com muitos projetos, inclusive o meu DVD que será lançado nos próximos dias. Vamos para Europa novamente. Vamos lançar músicas novas e regravar muitas outras. Vamos rodar o Brasil todo. Vem muita coisa boa, aguardem!”
E, para finalizar este papo para lá de especial, Conde deixou um recado especial para as pessoas que sonham em viver, diretamente, da sua arte: “Que nunca deixem de sonhar. Com música e educação, o país vai longe!”