Jornalismo
Comissão de Cultura debate criação do Dia Nacional do Brega
O evento contou com a participação de mais de 20 artistas e produtores culturais
Por Taylinne Barret21 NOV - 22H04
A Câmara dos Deputados promoveu, nesta terça-feira (21), uma audiência pública que teve como pauta a instituição do Dia Nacional do Brega. O projeto é de autoria do deputado federal pernambucano Pedro Campos (PSB) e faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o brega na cena da música nacional.
De acordo com a proposta, a data escolhida para a comemoração é o dia 14 de fevereiro, que marca o aniversário de um dos maiores nomes do movimento, o Rei do Brega, Reginaldo Rossi. No encerramento da reunião, o cantor Conde Só Brega puxou a música “Garçon”, o maior sucesso da carreira do homenageado, lançado em 1987 .
Segundo o autor do requerimento, o fortalecimento da cultura popular tem que ser debatido pelo Congresso Nacional. “A gente fica muito orgulhoso de fazer parte disso e ajudar a dar voz ao brega”. Michelle Melo, cantora e apresentadora do Simbora, também comentou sobre sua participação no evento: “Todo bregueiro passou a se sentir mais cidadão, se sentir mais valorizado, depois que o brega passou a ser reconhecido”.
O evento levou à Capital Federal mais de 20 artistas e produtores culturais, entre eles, Michelle Melo, Conde Só Brega, Anderson Neiff, Thiago Gravações, Dany Myler, Rodrigo Mell, Nega do Babado, Thiago Soares, autor do livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A música Brega em Pernambuco”, Rodrigo Dias, coordenador Geral da Política Nacional de Cultura Viva do Ministério e o filho de Reginaldo Rossi, Roberto Rossi.