Jornalismo
Bloco Carnaval Poeta é destaque no “Lirismo no Catamaran”
O embarque acontece amanhã (16) às 16h e contará com a presença do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti
Por Taylinne Barret15 JAN - 20H55
Seguindo os acordes da Folia de Momo, o projeto "Lirismo no Catamaran" segue a todo vapor pelas águas do Rio Capibaribe. Nesta terça-feira, 16, é a vez do bloco "Carnaval Poeta" animar recifenses e turistas com os antigos frevos e marchinhas carnavalescas, que são poesia pura. E foi graças à junção da poesia e do frevo, duas ricas manifestações culturais, que o grupo lírico ganhou vida em 2018 com o objetivo de agregar poetas, cultura, literatura e o incentivo à leitura. Segundo Rachel Rangel, organizadora e fundadora do bloco, após a criação de um poema inspirado no carnaval, ela foi instigada por amigos a fazer uma música.
"Um amigo musicalizou o poema e ficou muito bonito; ficou bem incrível, e aí eu liguei para a compositora Fátima Castro, e ela disse que deveríamos gravar a música, mas eu nunca gravei, eu nunca compus nesse sentido", diz Rachel. Apesar de nunca ter entrado em um estúdio, Rachel escutou os amigos e resolveu levar a ideia da gravação adiante. A partir daí, surgiu a ideia de criar um CD com outras canções inspiradas pela temática carnavalesca, o que deu vida ao bloco Carnaval Poeta.
Carnaval Poeta no Catamaran
Este ano, o Carnaval Poeta vai homenagear o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, que compôs um frevo de bloco para o grupo lírico e também confirmou presença no passeio do Lirismo. Outro homenageado é o artista plástico Daniel Lima Santiago, que já ganhou um lugar de imortalidade no cenário brasileiro e internacional. Professor de Artes e de Matemática, jornalista e amante do Carnaval, ele apaixonou-se pelo Carnaval Poeta ao descobrir que o foco deste Bloco era arrebanhar o povo para, aos poucos, atraí-lo para apreciar a poesia de forma leve e brincante.
O ator Adriano Cabral também será homenageado no festejo. O artista, que tem uma extensa trajetória em festivais de teatro, produções no campo do audiovisual e participações em recitais, está presente na história do Carnaval Poeta desde a sua criação.