Jornalismo
Algas causam intoxicação em banhistas na praia de Maracaípe
Três pessoas foram hospitalizadas apresentando sintomas como dores de cabeças e garganta intensas
Por Jackson Rafi01 FEV - 16H06
Banhistas foram hospitalizados após serem intoxicados por algas na praia de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Um dos casos foi registrado na terça-feira (30) e outros dois aconteceram nesta quarta-feira (31). Os pacientes relataram sintomas como dores de cabeças e garganta intensas, febre e enjoos.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do município, o que causou os efeitos foi um fenômeno conhecido como maré vermelha, ou tingui.
Em nota, a prefeitura de Ipojuca informou que está monitorando o fenômeno e que, caso identificado, o trecho de praia contaminado pode ser momentaneamente isolado.
MARÉ VERMELHA
A maré vermelha é um fenômeno natural, o processo é provocado por uma proliferação rápida e em excesso de microalgas que liberam toxinas devido às altas temperaturas em conjuntura com a baixa umidade. Pessoas que tiveram contato com a água e até com o vento próximo à orla relataram sintomas como forte dor de cabeça, dor na garganta, coceira, febre, irritação nos olhos, enjôo e tontura.