Jornalismo
58ª edição do Baile Municipal do Recife fortalece protagonismo das mulheres
Mais de vinte vozes femininas comandam uma das mais tradicionais prévias carnavalesca da cidade
Por Taylinne Barret19 JAN - 21H35
Com a programação anunciada na última quarta-feira (17), o tradicional Baile Municipal do Recife norteia um carnaval com muita representatividade feminina. A principal prévia carnavalesca da cidade, que acontece no dia 3 de fevereiro, no Classic Hall, contará com um time de mais de vinte artistas. A festa terá nomes conhecidos do carnaval pernambucano como Lia de Itamaracá, uma das homenageadas do Carnaval do Recife e de Pernambuco deste ano, Michelle Melo, Nega do babado e Nena Queiroga. O evento ainda contará com a participação de Elba Ramalho, Iza e Vanessa da Mata, além de trazer nomes que dialogam com a cena como Uana Mahin, Larissa Lisboa, Joyce Alane e Isadora Melo.
No salão, os campeões do Desfile de Fantasias 2024 serão responsáveis por abrir a noite e, na sequência, os metais da Orquestra Popular do Recife e o maestro Ademir Araújo, o Formiga, recebem o Coral Edgar Moraes. A noite comandada pelas mulheres terá seguimento com as cantoras Nena Queiroga, considerada a “rainha do carnaval de Pernambuco” , e Michelle Melo, uma das primeiras vocalistas femininas da música brega a fazer sucesso em Pernambuco e apresentadora do programa Simbora, da TV Guararapes. As artistas serão acompanhadas pela Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e seu maestro Forró.
Conhecida como a rainha da ciranda e celebrada mundo afora, Lia de Itamaracá, que completou 80 anos no último dia 12, abrirá o espetáculo, seguida por artistas consagrados da cena local e representantes das novas gerações. “Eu nunca pensei que fosse chegar a essa idade que eu cheguei com tantas homenagens. Então eu estou muito feliz, muito agradecida e honrada com esse reconhecimento. Então agora eu vou devolver esse agradecimento em forma de ciranda, a energia vai ser grande viu? Vai começar no Baile Municipal e vai continuar por todo carnaval, porque vai ter Lia de Itamaracá em todo canto” celebrou. Além de ser a homenageada no carnaval municipal e estadual, a artista vai desfilar em duas escolas de samba: Império da Tijuca, no Rio de Janeiro, e a Nenê de Vila Matilde, em São Paulo.
Conectando a cultura urbana recifense, a cantora pernambucana Uana Mahin, de 29 anos, que recentemente venceu na categoria “Revelação” do prêmio Women’s Music Event (WME) Awards, primeira premiação dedicada às mulheres da música brasileira que aconteceu dia 14 de dezembro em São Paulo, participa cantando no evento pela primeira vez. “É um sonho antigo participar do baile municipal, já fui como público algumas vezes e é uma festa linda. Estar este ano no palco é uma honra enorme. Eu tenho certeza que essa edição, comandada por mulheres, vai ser história”, comentou.
Segundo o Presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Canuto, a 58ª edição do Baile Municipal do Recife será um evento memorável. “Vai ser uma festa histórica, um grande momento, faremos essa afirmação com um palco de mulheres incríveis”, declarou.
O valor dos ingressos é o mesmo de 2023: R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas) e podem ser comprados no próprio Classic Hall, pelo site https://www.bilheteriadigital.com e nos pontos físicos do serviço, nas lojas Esposende dos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna.
Programação
Abre Alas:
Patrimônios Vivos do Recife
Passista Zenaide Bezerra e o porta-estandarte Seu Zacarias, Tribo de Caboclinhos Tupi, Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José, Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba e mestre seu Teté (Maracatu Nação Almirante do Forte).
Desfile de Fantasias
DJ Alana Marques
Shows:
Orquestra Popular do Recife - Maestro Ademir Araújo (Formiga) recebe coral Edgar Moraes
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério convida Nega do Babado e Michele Melo
Spok Frevo Orquestra
Lia de Itamaracá
Uana
Flaira Ferro
Joice Alane
Vanessa Da Mata
Iza
Elba Ramalho
Cristina Amaral
Nena Queiroga
Isadora Melo
Heloá
Gizelle Dias
Ylana
Gerlane Lops
Isaar
Larissa Lisboa
Gabi do Carmo