Jornalismo
2º edição do festival "Uma Só Voz" será realizada neste sábado no Compaz Ariano Suassuna
Festival Cultural incentiva inclusão de pessoas com deficiência por meio de expressões artísticas
Por Taylinne Barret12 DEZ - 20H31
A segunda edição do “Festival Uma Só Voz” será realizada neste sábado, 16 de dezembro, no Compaz Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro. O evento é uma realização da Associação Mães e Anjos Azuis, com apoio do Compaz, e tem o objetivo de evidenciar o protagonismo das pessoas com deficiência por meio das expressões artísticas e culturais. O festival contará com uma exposição de arte e apresentações de música e dança, a partir das 14h00, com acesso gratuito. A apresentação será do locutor e radialista Domingos Sávio.
A pedagoga Andreza de Castro idealizou o festival inspirada na filha Ana Clara, adolescente atípica que dança desde criança. “Ela ama dançar, o que sempre contribuiu muito para sua socialização e desenvolvimento. Precisamos olhar as pessoas além do diagnóstico”, declara a pedagoga. Na opinião dela, as expressões artísticas podem ser grandes aliadas no processo de inclusão das pessoas com deficiência.
Vários artistas individuais e grupos já confirmaram presença no evento, entre eles a banda Força Especial do Cervac, o coral e o grupo de dança da Apae, a companhia teatral e o grupo de dança Down+, a companhia Talento Raro da Amar, além de artistas plásticos do grupo Super Mães Autismo. O evento contará ainda com obras do pintor e artista plástico Lucas Moraes, com a apresentação da dançarina surda Juliana Melo e uma cantata natalina apresentada por crianças e adolescentes atendidas na Associação Mães e Anjos Azuis. O evento terá tradução em tempo real dos intérpretes de libras da ETE Almirante Soares Dutra.
A primeira edição do “Festival uma Só Voz” foi realizada no ano de 2019, no Centro Cultural dos Correios, com a participação do coral da APAE, do grupo de dança Talento Raro da Amar, companhia teatral Down+, banda força especial do CERVAC e do artista plástico Diogo Calife.