Entretenimento
Recife celebra os 117 anos do Frevo com programação especial
Prefeitura do Recife promove show de drones que vão iluminar o céu do Marco Zero no intervalos das atrações
Por Jackson Rafi09 FEV - 13H42
Nesta sexta-feira de carnaval, dia 9 de fevereiro, é celebrado os 117 anos do frevo, reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira e, em 2012, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Em celebração, a Prefeitura do Recife organizou um show de drones no Marco Zero, previsto para acontecer no fim da noite, durante o intervalo dos shows.
Para celebrar essa data tão significativa, a Prefeitura do Recife preparou um espetáculo especial com drones no Marco Zero. Serão 350 drones formando uma sequência de 7 imagens a 120 metros de altura, percorrendo até 200 metros no céu. O show terá 10 minutos de duração e promete encantar o público presente durante o intervalo dos shows de Carnaval.
No Bairro do Recife, o Paço do Frevo, museu dedicado à preservação da dança e da música, assim como a pesquisa sobre o ritmo, oferece uma programação gratuita para celebrar o Dia do Frevo.
Às 10h, o museu abre ao público, com entrada gratuita. A partir das 11h30, um show da Orquestra Malassombro e mais de 20 convidados, além de uma roda de frevo com passistas, anima o público, no 3º andar.
Entre os convidados estão os Marron Brasileiro, André Rio, Almir Rouche, Nena Queiroga, Zé Manoel, Getúlio Cavalcanti, Isaar, Flaira Ferro, Mônica Feijó, Martins, Claudionor Germano, Carlos Filho, Sofia Freire, Tonfil, Surama, Albino, Cláudio Rabeca, Luciano Magno, Ed Carlos, Valéria Moraes, Dona Nana Moraes.
ORIGEM
O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.
O Dia Nacional do Frevo é celebrado em duas datas: em 14 de setembro, data em que nasceu, no ano de 1882, o criador do nome frevo, o jornalista Osvaldo da Silva Almeida. E também em 9 de fevereiro, data em que historiadores identificaram a primeira aparição da palavra frevo, em 1907, que ocorreu em uma edição do dia nove de fevereiro do jornal O Pequeno, do Recife.