Entretenimento
Projeto traz o repente feminino do Sertão do Pajeú (PE) para o Recife
Evento acontece na CAIXA Cultural e conta com dinâmicas, palestra e bate-papo
Por Mariane Magno12 ABR - 16H23
Neste sábado (13), a CAIXA Cultural recebe o projeto Mulheres de Repente do Sertão do Pajeú, que destaca a voz feminina em rimas, versos, métricas e estrofes. A programação contempla uma Mesa de Glosas, mediada e idealizada pela multiartista Luna Vitrolira.
A ocasião vai contar com oficina para novas glosadoras, bate-papo e uma palestra sobre sustentabilidade e para eventos culturais. As participantes vão receber um mote para criarem rimas. Sem papel e sem caneta, os versos devem ser elaborados na hora e decorados para serem recitados.
"Os poemas são improvisados em décimas, a partir de motes elaborados por mim, enquanto mediadora, e revelados apenas na hora da glosa para as poetas. Essa estrutura de dois versos determina os assuntos, a forma métrica e as rimas a serem usadas no improviso, além de obrigatoriamente encerrar as estrofes”, explica Luna.
>> PROGRAMAÇÃO
A partir das 13h, ocorre a palestra ‘Sustentabilidade e Estratégias para eventos culturais responsáveis’, ministrada pelo produtor cultural Fred Caiçara. O objetivo é abordar a importância de implementar práticas sustentáveis nos eventos culturais, tais como reciclagem e compensação de CO2, alinhadas à legislação ambiental brasileira.
A partir das 15h, a Mesa de Glosas terá tradução simultânea em libras. Em seguida, ocorre bate-papo com o grupo Mulheres de Repente. Classificação indicativa de 14 anos. As entradas para a palestra e para a Mesa de Glosas serão distribuídas gratuitamente na bilheteria da CAIXA Cultural Recife, a partir das 12h30.