Entretenimento
Primeira Superlua de 2024 acontece nesta segunda-feira (19)
Fenômeno acontece quando a Lua cheia está mais próxima da Terra
Por Jackson Rafi19 AGO - 18H04
A primeira das quatro Superluas que ocorrerão ainda neste ano podera ser vista nesta segunda-feira (19). O satélite natural da Terra estará cheio a partir das 15h26 (horário de Brasília), mas só estará visível a olho nu a partir do pôr do sol.
O fenômeno acontece quando a Lua cheia está no ponto mais próximo da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas hoje a Lua estará a 362 mil km do nosso planeta.
A rara combinação de uma Superlua e uma Lua azul ocorreu em agosto de 2023, e as próximas Superluas azuis estão projetadas para acontecer de novo apenas em 2037.
Aproximadamente um quarto de todas as Luas cheias são Superluas, enquanto apenas 3% das Luas cheias são Luas azuis.
Como surgiu a Superlua
O termo Superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra.
Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno.
O Observatório Nacional informou que, em 2016, a Superlua estava a 356 mil km do nosso planeta, foi a menor distância desde 1948.