Entretenimento
No Recife, exposição “Seis Paisagens” reúne obras de artistas pernambucanos
Mostra segue disponível para visitação até o próximo sábado (12)
Por Taylinne Barret11 AGO - 18H45
Foto: Divulgação
A Galeria Marco Zero abre as portas para a exposição ‘Seis Paisagens’, que apresenta obras de artistas pernambucanos com o intuito de dar oportunidade aos nomes mais jovens da cena. Desenvolvida em um experimento curatorial por Guilherme Moraes e com obras dos artistas Bozó Bacamarte, Bruno Farias, Rayana Rayo, Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Afonso, a mostra fica disponível para visitação até o próximo sábado (12).
A exposição se organiza em seis eixos individuais, intitulados: Paisagens da Falência, Sinfonia do Presente, Ecos do Horizonte, Coleta de Terra, Produção de Dados e Saudade Transplantada. A obra escolhida por Bruno Farias para a exposição tem como nome ‘Paisagem Falida’. “Desde minha infância sempre tive um olhar atento e curioso sobre diversos tipos de manifestações artísticas. Mesmo muito jovem tinha o hábito de acompanhar as exposições na cidade e visitar museus, como por exemplo, o MAMAM e Fundação Joaquim Nabuco, instituições que ampliaram meu olhar sobre a arte contemporânea” , contou.
Foto: Filipe Berndt - (Paisagem Falida por Bruno Farias)
Em entrevista, Guilherme Moraes, comentou sobre a curadoria das obras. “Acredito que trazer um olhar curatorial tendo em vista a territorialidade pernambucana não é um desafio, mas uma oportunidade de aproveitar a pluralidade e a consistência de alguns dos tantos artistas cuja poética merece uma atenção especial.” além disso, o curador também ressaltou a importância do incentivo voltado para a arte no estado. "Exposições de arte são a ponta do iceberg, e sim, precisam de mais incentivo e fomento, mas atividades como residências, coletivos independentes e ateliês se somam à urgência por excelência de manutenção, verba e gestão dos espaços culturais públicos do estado".