Entretenimento
Janela Internacional de Cinema retorna ao São Luiz com programação especial
Abertura será nesta sexta-feira (1) no Cinema São Luiz com o filme Manas, de Marianna Brennand, às 20h, mas a programação já começa às 14h
Por Emerson Guedes31 OUT - 10H21
A 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife marca a reabertura do Cinema São Luiz, que ficou fechado por dois anos. A sessão de abertura será no dia 1º de novembro, às 20h, com a exibição do longa-metragem **Manas**, de Marianna Brennand, que estará presente junto ao elenco. O filme, que aborda a história de Marcielle, uma jovem de 13 anos lidando com questões sociais, já conquistou prêmios em festivais como o do Rio e Veneza.
Programação
Com mais de 100 filmes em cerca de 55 sessões, o festival apresenta uma rica seleção de lançamentos nacionais e internacionais, incluindo uma homenagem à cineasta pernambucana Kátia Mesel. A programação contempla acessibilidade, com sessões que oferecem audiodescrição, LSE e Libras para filmes como Manas, Tijolo por Tijolo e A Transformação de Canuto.
Após as exibições de obras de destaque como Ainda Estou Aqui, Malu e Dormir de Olhos Abertos, que foi filmado no Recife e premiado em Berlim, haverá debates com cineastas.
Temas e Curadoria
A curadoria, liderada por Pedro Azevedo Moreira, aborda temas como memória, colonialidade e o genocídio em Gaza. O festival inclui filmes que dialogam com questões geopolíticas do sul global, como Dahomey, de Mati Diop (vencedor do Urso de Ouro), e Grand Tour, de Miguel Gomes (premiado em Cannes).
Atividades Formativas
O festival também oferece oficinas, como Janela Crítica e Aulas do Janela, abordando temas como roteiro, vinheta e curadoria.
Realização
O Festival Janela Internacional de Cinema do Recife é promovido pela Cinemascópio, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo Recife e da Copergás, e conta com apoio cultural da Embaixada da França no Brasil, entre outras instituições.
SERVIÇO: XV JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE
Data: 1 a 8 de novembro ABERTURA NA SEXTA-FEIRA, DIA 1º DE NOVEMBRO
Locais: Cinema São Luiz (rua da Aurora, 175 – Boa Vista) e Cinema da Fundação - Sala Museu (avenida 17 de agosto, 2187 – Casa Forte)
Sessões com acessibilidade em LSE, Libras e audiodescrição: Manas, Tijolo por Tijolo, Kasa Branca, Seu Cavalcanti e A Transformação de Canuto.
Ingressos: R$ 5,00 (para o Cinema São Luiz venda exclusiva pelo Sympla. No Cinema do Museu, só na bilheteria, que abre para venda uma hora antes da sessão).
Sessões de Curtas têm entrada GRATUITA