Entretenimento
Forró Escaletado arruma as malas para fazer uma turnê inédita em São Paulo
Ao todo, são três shows marcados: dois na capital paulista e um no Sesc Campinas, entre 31 de julho e 3 de agosto
Por Taylinne Barret31 JUL - 21H20
Após uma temporada intensa de apresentações durante o Ciclo Junino, o Forró Escaletado agora arruma as malas para levar sua música autoral ao estado de São Paulo. Pela primeira vez, os paulistanos vão poder conhecer o trabalho independente do grupo olindense, que se destaca pelo forró autêntico numa roupagem musical inovadora. Serão dois shows na capital paulista, no Jai Club e no Remelexo Brasil; e um terceiro no Sesc Campinas, previstos para acontecer entre os dias 31 de julho e 3 de agosto deste ano.
No Jai Club (Vila Mariana), o show está marcado para o dia 31 de julho, na festa Forró da Cidade; já no Remelexo Brasil (Pinheiros), a apresentação será no dia 2 de agosto. Na sequência, dia 3 de agosto, o Escaletado sobe ao palco do Sesc Campinas (bairro do Bonfim). Está decolando para São Paulo uma banda de forró olindastyle do pós-pós-manguebeat, alimentada pelo que há de mais tradicional no forró e influenciada por toda a carga cultural da música pernambucana.
Para Raphael Tenório (zabumba e efeitos), é bonito pensar que um grupo absolutamente influenciado pelo forró tradicional, e arejado pelo ar carnavalesco de Olinda, tenha a oportunidade de viajar para o outro lado do Brasil por causa da música. “É muito simbólico poder apresentar nossas canções autorais ao lado de clássicos de Luiz Gonzaga, Ary Lobo, Alceu Valença, Dominguinhos, Flávio Leandro, Nanado Alves, Santanna, Flávio José, Siba, Quarteto Olinda e Academia da Berlinda, que tanto nos inspiram e nos trouxeram para onde estamos”, destaca o músico.
Para essa turnê, Raphinha Tenório, filho do zabumbeiro, vai como pandeirista, junto ao grupo pela primeira vez. No vocal e no triângulo, acompanha a banda a nova integrante Fernanda Vital, que é paulistana radicada em Minas Gerais, e que atualmente reside em Garanhuns.
“Sem dúvidas, Fernanda será nossa guia cultural em São Paulo. Queremos nos conectar com o máximo de artistas, como Tanaka do Pife e Rick Macedo, empresário e parceiro muito importante do Escaletado. Contamos ainda na equipe com a produtora Rebeca Gouveia, responsável por nos levar para o Sesc Campinas. A ideia é que este seja o início de uma série de incursões por todo o estado de São Paulo e por outras regiões”, comemora Icaro Annes, que toca escaleta no grupo.