Entretenimento
Feira Japonesa do Recife chega a sua 27ª edição neste domingo (26)
O evento acontece das 10h às 20h, ocupando as ruas do Bom Jesus, Observatório e da Guia
Por Jackson Rafi23 NOV - 16H43
A 27ª edição da Feira Japonesa do Recife está chegando e promete ser um evento imperdível para toda a família. Com uma programação diversificada, a feira gratuita acontece neste domingo (26), das 10h às 20h, nas ruas do Bairro do Recife, como a do Bom Jesus, do Observatório e da Guia.
Este ano, o tema será Hinamatsuri (Dia das Meninas) e Kodomo no Hi (Dia das Crianças), com diversas atividades voltadas para crianças e adultos. Além disso, o subtema será os 105 anos de Imigração Japonesa em Pernambuco, celebrando a cultura e tradições japonesas na região.
A cerimônia de abertura da XXVII Feira Japonesa do Recife será marcada pelo ritual do “Kagami Wari”, que consiste na quebra da tampa de um barril de saquê. Este gesto simbólico será seguido pela distribuição gratuita do saquê aos presentes.
Entre as atrações da programação, haverá desfile de cosplay, sessões de karaokê, apresentação de roupas japonesas tradicionais e exibições de artes marciais. Além disso, os participantes poderão participar de diversas oficinas, como desenho de Mangá, origami, concurso de hashi, beads, Ikebana e furoshiki.
No palco, o Kendama Show com Artur Damo e a apresentação de Wadaiko do grupo Ren Taiko Recife prometem encantar o público com performances incríveis.
Além de celebrar os 27 anos da feira japonesa, o evento também está comemorando neste ano de 2023, os 105º aniversário da imigração japonesa para o estado de Pernambuco com a exposição, que conta com o patrocínio da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), que exibirá na Torre Malakoff registros fotográficos, relíquias e artefatos japoneses cedidos pelos membros da comunidade Nikkei.
Retornando em formato presencial, o evento contará com a participação do Cônsul Geral do Japão no Recife, do presidente da Associação Nordestina dos Ex-bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ), além de representantes políticos e membros da sociedade.
A produção da XXVII Feira Japonesa é conduzida pela ANBEJ, com o valioso apoio do Consulado Geral do Japão no Recife, da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR) e da Prefeitura do Recife.