Entretenimento
Exposição Armorial 50 Anos chega ao Museu do Estado de Pernambuco
Com entrada gratuita, a mostra conta com 140 obras de artistas como Ariano Suassuna, Zélia Suassuna e outros nomes consagrados
Por Jackson Rafi17 OUT - 17H06
Foto: Divulgação
A mostra Movimento Armorial 50 chega ao Recife nesta quarta-feira (18) com uma edição especial em homenagem aos 53 anos do Movimento Armorial. Sendo exposto no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife, um acervo com 140 obras, assinadas por artistas como o escritor, dramaturgo, professor e artista plástico Ariano Suassuna, Gilvan Samico, Zélia Suassuna, J.Borges e outros nomes consagrados.
Depois de passar por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, atraindo um público de cerca de 250 mil pessoas, e aportar na região Nordeste com um estrondoso sucesso em sua estadia em Campina Grande, na Paraíba, com cerca de 35.000 visitantes, a mostra chega ao Recife para cumprir uma temporada cheia de simbolismos e significados.
Idealizada pela produtora Regina Rosa de Godoy, com curadoria de Denise Mattar e consultoria de Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho de Ariano, e do professor Carlos Newton Júnior, a mostra foi pensada como uma celebração aos 50 anos do Movimento Armorial, fundado no Recife, em 1970. Deveria ter sido realizada em 2020, mas entrou no rol das produções que precisaram ser proteladas por conta da pandemia de Covid-19. A Mostra teve estreia em dezembro de 2021 e seguiu para o público do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil até o início de 2023. A vinda para a região onde tudo começou, o Nordeste, foi viabilizada graças ao patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras.
“A obra de Ariano Suassuna, de Samico, de Brennand, de Miguel dos Santos e dos muitos artistas que fazem o Movimento Armorial é atemporal e por ser profundamente brasileira, precisa ser cada vez mais difundida em nosso país. Desde o começo, nós queríamos que a mostra acontecesse no Nordeste - na Paraíba, onde nasceu Ariano, e em Pernambuco, que é o estado onde o movimento foi criado, onde Ariano passou a maior parte da vida. Iniciamos a Mostra em outros estados, mas, a parceria com a Petrobras possibilitou este encontro dos pernambucanos com a Mostra. Estivemos em Pernambuco na concepção e na pré-produção do projeto, conversando com a família, com a maior parte dos colecionadores, viabilizando desde a parte conceitual à cessão das obras que fazem parte do acervo da Armorial 50. Esse retorno, trazendo a mostra completa, é uma alegria e também um agradecimento”, explica a idealizadora e produtora da mostra, Regina Rosa de Godoy
EVENTOS PARALELOS DA MOSTRA
O concerto do Quinteto da Paraíba, no dia 18 de outubro, na Catedral de São Pedro dos Clérigos, em celebração aos 53 anos de fundação do Movimento Armorial, é somente a primeira das apresentações que farão parte da programação dos Encontros Petrobras de Música Armorial. Outro evento que acontece paralelamente à exposição são os Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial. Uma forma de ampliar a imersão no universo armorial, com artistas e grupos que continuam unindo o popular e o erudito na música e especialistas de diversas linguagens artísticas que compartilham com o público seus conhecimentos e histórias sobre o movimento.
ACESSIBILIDADE
A exposição Armorial 50 segue padrões de acessibilidade e inclusão. A mostra conta com audioguia bilíngue e com recursos do aplicativo Musea, plataforma de conteúdo voltado para exposições que permite uma melhor inserção nos conteúdos, com audioguia, além de curiosidades e tour virtual. Os eventos dos Diálogos Petrobras e no vídeo release da Mostra contam com o recurso de Libras.
MEPE
O Museu do Estado de Pernambuco é um equipamento ligado à Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e está acostumado a receber grandes exposições. O local que abriga o MEPE é um palacete do século XIX, onde viveu o filho do Barão de Beberibe, e que desde 1929 foi transformado em museu.
DENISE MATTAR
Denise Mattar é uma das mais premiadas curadoras da atualidade. Exerceu o cargo de diretora técnica de instituições culturais como o Museu da Casa Brasileira (1985-1987), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (1987-1989) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1990-1997). Desde 1997, atua como curadora independente, tendo recebido ao longo dos anos quatro prêmios da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e dois prêmios ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Aceitou o convite de Regina Godoy para este desafio de retratar o Movimento Armorial, com toda sua pluralidade.
REGINA GODOY
Idealizadora da Mostra Movimento Armorial 50 Anos, Regina Rosa de Godoy marca com esta exposição 32 anos de atuação na gestão e produção cultural e 21 anos da parceria com a curadora Denise Mattar. Especializada na realização de eventos de importância para a arte brasileira, viabiliza ações criativas e transformadoras nas mais diversas linguagens, atendendo expressivas instituições do segmento no país. Tem realizado, ao longo destes anos, eventos nas áreas de dança, música, teatro, palestras sobre Filosofia e arte e exposições de arte.
SERVIÇOS
Mostra Movimento Armorial 50 anos
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife-PE
Entre 18 de outubro de 2023 e 7 de janeiro de 2024
Horários de visitação:
terça a sexta-feira, das 9h às 17h;
sábados e domingos, das 14h às 17h.