Entretenimento
Empreendedorismo feminino será destaque em feira de variedades no Sítio da Trindade neste sábado (18)
O evento contará com atração cultural e vendas de produtos feitos exclusivamente por mulheres
Por Taylinne Barret16 NOV - 18H25
Foto: Sol Pulquério/PCR
Em homenagem ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, o Sítio da Trindade, situado no bairro de Casa Amarela, no Recife, receberá neste sábado (18) a “Feira de Variedades” , formada por mulheres empreendedoras. Originalmente conhecida como “Bazar no Sítio", a feira é voltada para a venda de artesanatos, gastronomia e moda. O evento contará com apresentação cultural do grupo As Flores de Jurema Originárias e ação social, sendo eles: design de sobrancelhas e cortes de cabelo, os frequentadores poderão aproveitar os serviços da ação gratuitamente das 9h às 12h. As atividades da feira começam a partir das 8h da manhã e se estendem até as 18h.
FEIRA
A feira ganhou o novo nome de “Feira de Variedades” neste ano, após seu surgimento em outubro de 2021, quando veio como produto do final do curso de empreendedorismo que formou 304 mulheres para a área, promovido em parceria pelas mesmas entidades que produzem a feira.
Feita no formato mensal, a exposição já conta com 16 edições já realizadas desde então, sob a organização das ONGs Cooperativismo de Gestão e Inovação de Entidades Sociais (COOGEMA), Projeto Amor e Esperança (AME) e Projeto Rítmo do Coração.
Contando com 15 barracas ao todo, e 20 expositoras distribuídas pelo local, o principal objetivo da feira é o de um “encontro de Mulheres com Empreendedorismo, uma Feira Popular”, afirma Silvana Feitoza. Uma “iniciativa que une propósito social, solidariedade na busca de sustentabilidade através das vendas, além de estimular a economia solidária”, completou.
Silvana é fundadora do COOGEMA e integra o grupo das entidades que organizam a feira. Ela aponta que a feira vem como auxílio para as expositoras que na maioria das vezes estão começando a vender em feiras. A ajuda vem no formato de aprimoramento do networking dessas trabalhadoras, geração de conteúdo para suas redes e estímulo pela prática do reuso de materiais, contribuindo para a questão ambiental.
HOMENAGEM
O evento também vem como uma homenagem ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado todo 19 de Novembro. A data foi criada pela ONU em 2014, com a intenção de alcançar o quinto objetivo dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que fala sobre a igualdade de gênero como uma necessidade global.
No entanto, a homenagem foi reconhecida aqui no Brasil apenas neste ano, em setembro, através da Lei 14.667, que integrou a data ao calendário oficial brasileiro pela primeira vez. A legislação também trouxe a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, que vai do dia 19 ao dia 26 de novembro.
Além dos esforços para inserir as trabalhadoras no meio através de cursos e da realização da feira, uma homenagem mais direta à data será feita durante uma live, que será transmitida através das redes sociais das entidades organizadoras (COOGEMA, AME e Projeto Ritmo do Coração) no mesmo dia. O horário e os participantes ainda serão anunciados nas mesmas redes sociais.
MULHERES NA FRENTE
Segundo dados divulgados em setembro deste ano pelo Sebrae, cerca de 10,3 milhões de mulheres eram donas de seus próprios negócios em setembro de 2022, gerando 1,3 milhões de postos de trabalho pelo país inteiro.
“[...] O Empreendedorismo vem propor um sentido que ter um negócio não é só vender, que se não fizer de forma planejada, organizada e calculada, não haverá solidez.
O Empreendedorismo é um caminho entre outros de ter geração de renda e trabalho, liderança, e levar recursos para o seu lar, criando oportunidades, conhecimento e inspiração para outras mulheres”, finalizou Silvana.