Entretenimento
Do Recife até o Cabo: Trem do Forró confirma mais uma temporada
As saídas vão acontecer nos dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de junho
Por Mariane Magno15 ABR - 14H53
Foi anunciada uma nova temporada do Trem do Forró, que seguirá do Recife até o Cabo de Santo Agostinho com muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra nos vagões. Ao todo, o público vai passear por um percurso de 84km e, ao chegar no destino, será recepcionado por quadrilha junina e conduzido para o Pátio do Lazer, onde poderá curtir apresentações culturais e apreciar a gastronomia junina de Pernambuco.
As saídas serão nos dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de junho. O ingresso custa R$ 190 e, ao adquirir, os compradores recebem um kit composto por pulseira e camisa.
Foto: Ray Evllyn
>> HISTÓRIA
História - O Trem do Forró já atraiu mais de 200 mil pessoas. Somados, a atração contabiliza cerca de mil horas em 200 dias apresentando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes. O primeiro passeio aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró.
O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico. Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação.
>> PATRIMÔNIO CULTURAL DO RECIFE
Em 2023, o Trem do Forró ganhou um reconhecimento único. A atração se transformou em Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O texto foi aprovado por unanimidade na Câmara do Recife, demonstrando a importância da atração para à capital pernambucana. “Eu sempre digo que é um produto do São João da capital pernambucana. O que o Recife tem a oferecer no São João? Uma das atrações é o Trem do Forró. Independentemente se ele vai para Caruaru, para o Cabo ou Gravatá, o turista tem que vir à capital pernambucana. E o Recife oferece essa grande opção, que é o Trem. Felizmente, tivemos esse reconhecimento histórico, algo que é muito gratificante", ressalta o empresário Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.
Os ingressos podem ser adquiridos através do site do Trem do Forró.